O esmalte nada mais é que um Verniz que se pode ser aplicado as unhas, e que servem não só para embeleza-lás mais também para protege-lás. O esmalte que usamos nos dias atuais, foi inventado em 1925 e utilizados pelos estúdios MGM nos Estados Unidos, neste tempo ele é aplicado no meio das unhas a meia lua e as pontas das unhas ficavam nuas.
Antes disso algumas ferramentas auxilavam o processo estético das unhas em um período que é datado de 3500 a.c até 1925, e podemos citar algumas abaixo para que você conheça um pouco de como era feito.
3500 a.C -> No antigo Egito, as mulheres usavam a henna como principal método de pintura para suas unhas, no começo sempre em preto e com o passar dos tempos cores e tons mais claros foram aparecendo.
Naquela época os "esmaltes" eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas. As cores mais vibrantes só podiam ser usadas pela família real e somente Cleópatra podia usar vermelho-escuro. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi. O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses.
Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
1800 d.C -> As unhas passaram a ser cortadas de forma curta e arredondada, sendo colocado óleo perfumado vermelho e polidas em couro principalmente na Europa.
1830 d.C -> Foi criado o primeiro artefato para retirada de cutícula do mundo, a famosa espátula, já que até este tempo as cutículas eram retiradas com ácidos e quaisquer tipo de metais.
Já em 1892 os primeiros salões de beleza começaram a ser criados para a burguesia européia.
Chegando ao século XX no ano de 1900 já se usavam tesouras, limas metálicas para dar formas, e para polir cremes, colorantes e pós eram destaques nas vitrines dos Coiffeurs.
Em 1925 originado a partir da base de esmaltes de carros o 1o Esmalte oficial foi criado e utilizado pelas manicures dos estúdios da MGM norte-americana, passado-se 7 anos em 1932 Charles e Joseph Revlon, irmãos americanos e um químico, se uniram e criaram um esmalte, colorido, brilhante e com pigmentos que era aplicado em toda unha. Nascia ai a famosa marca conhecida hoje Revlon, lançando a tendência de usar batom e esmalte com as mesmas cores. A pintura dos dedos das mãos e dos pés fazia parte do figurino de estrelas do cinema, como Rita Hayworth e Jean Harlow e daí para as mãos de todas as mortais foi muito rápido.
Nos anos 70 começaram a ser lançados esmaltes sintéticos, as unhas começaram a ser cultivadas longas com técnicas de alongamento até as postiças que encontramos nos dias atuais.
Já nos anos 80 os esmaltes acrílicos são sucedidos pelos esmaltes do tipo fyber glass (Fibra de Vidro) dando um efeito homogêneo em sua totalidade.
A partir dos anos 90 a massificação e o merchandising feitos em cima do Esmalte fez com que este artefato invadisse, supermercados, farmácias, lojas de conveniências e até produtos destinados ao homens que não tinha uma imagem fixada de metrosexual ainda. Com tamanha variedades os esmaltes, hoje divide espaço com strass, adesivos e desenhos tudo para fazer das suas unhas um objeto de inveja a Cleópatra e as antigas Chinesas.
Para você que gostou deixe um comentário, em breve volto com mais novidades.
0 comentários:
Postar um comentário