8 de agosto de 2011

SALTO ALTO: Beleza x Conforto



Escolher um sapato para sair de casa não é tarefa fácil.São diversos modelos no armário, cores e saltos diferentes, que não devem obedecer apenas a regra da combinação, mas também do estilo pessoal e do clima.No entanto, muito mais do que essas características , o conforto deve ser o critério mais importante para a escolha.
Acontece que a maioria das pessoas só analisa isso ao final do dia, quando descobrem terem feito uma escolha equivocada. Os pés doem, estão inchados, com bolhas, e as mulheres pensam apenas em colocá-los de molho e esquecer dos sapatos fechados por um bom tempo.
Porém, os danos que um salto alto e de um sapato desconfortável podem ser muito mais graves do que apenas uma irritação durante o dia.Problemas como calos, inchaços, acontecem diariamente, porém é necessário ficar atenta aos danos mais graves, como o encurtamento da musculatura da perna.



Os danos mais frequentes segundo o especialista, é o encurtamento da musculatura das panturrilhas e na região plantar dos pés, além de dores lombar.
Para evitar esses problemas é importante uma boa análise durante a compra. Sempre peça para tocá-lo e o examine atentamente. Dobre o sapato ao meio,mas, caso ele se dobrar completamente, descarte-o. Ele deve ser um pouco maleável, mas não totalmente, pois a estrutura do sapato não deve permitir que esse se dobre para além da zona da bola do pé. Porém, a parte dos dedos deve ser bem maleável para permitir um bom movimento.
A parte interna também deve ser avaliada com as mãos, para assegurar que os pés encontrarão uma sola macia e confortável.

Lembre-se que o conforto é testado logo na primeira vez que o pé veste o sapato. Você também deve levar em conta que a parte da frente deve ser larga o suficiente para que os seus dedos fiquem livres. Já a parte de trás deve permitir que o calcanhar se ajuste perfeitamente, sem ficar "dançando" no sapato.
O especialista conclui que um bom sapato deve ser confortável aos pés, de base larga, com material antiderrapante e com o salto máximo de 5cm. Saltos maiores e aqueles sapatos lindos, mas desconfortáveis, devem ser utilizados em ocasiões muito especiais.





Dicas Valiosas
• Sempre compre o sapato ao final do dia porque os pés tendem a ficar inchados à tarde.
• Preste atenção, pois os pés aumentam com a idade.
• Experimente o par completo para ter certeza que é confortável, pois os seus pés podem variar de tamanho. (O correto é optar por um sapato que deixe uma folga equivalente a um centímetro.)
• Ande um pouco com os sapatos novos pela loja para sentir como se adaptam aos pés.
• Nunca compre sapatos sem experimentar, mesmo que você saiba que o tamanho está correto.
• Observe se o sapato se adapta aos dedos — que devem ficar livres dentro do mesmo — e ao calcanhar.
• Sandálias abertas não são adequadas para caminhar, pois força a musculatura dos dedos. Prefira modelos de sandálias com tiras, que prendam os pés ao calcanhar.
• Sapatos com solas macias e absorventes podem ser mais confortáveis, principalmente se a atividade profissional o obriga a ficar muitas horas em pé.
• Esqueça a antiga ideia de amaciar sapatos... Não compre se estiverem apertados nem largos. Os largos em demasia podem provocar bolhas nos pés e os apertados nem precisa dizer...
• Lembre-se sempre que o sapato deve adaptar-se aos seus pés e não o contrário.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants for single moms